A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tinha informado, na passada segunda-feira, que o bloco de partos da maternidade de Bragança poderia encerrar “alguns dias” durante esta semana devido a baixa médica de uma especialista.
Realidade que se confirma, porque o espaço continua fechado nesta quinta-feira, embora a abertura esteja prevista para amanhã às 8 horas.
Num comunicado, enviado à redações, a ULS do Nordeste começou por referir que “a actividade programada e urgência do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia estão a funcionar”.
“No entanto, por motivo de baixa médica de uma especialista do serviço, poderão verificar-se, em alguns dias desta semana, eventuais constrangimentos no atendimento urgente, sendo necessário activar o plano de contingência, o que significa que o bloco de partos estará encerrado nesses dias”, acrescentou.
Atualmente, a maternidade mais próxima é a do Hospital de Vila Real o que obriga as utentes de Bragança a percorrer mais de 100 quilómetros, ou seja, uma viagem que tem a duração de pelo menos uma hora. Já outros concelhos do distrito, como Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro ou Vimioso encontram-se a uma distância de 200 quilómetros.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: © Natacha Cardoso/Global Imagens