Mesmo com a chuva que se tem vindo a registar nestes últimos dias, a Barragem de Sambade continua em níveis críticos e obriga a que a Barragem de Estevainha comece a abastecer a população de Alfândega da Fé.
A Albufeira abastece o concelho de Alfândega da Fé e ainda algumas aldeias de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. De momento encontra-se apenas com 13% de capacidade de água.
Eduardo Tavares, autarca de Alfândega da Fé menciona que, devido aos baixos níveis de água, a qualidade de água já foi afetada. “Até há cerca de 15 dias, o volume era de 11%. Era uma situação crítica. Só na última semana é que esta situação se começou a inverter e, neste momento, temos já uma evolução positiva do armazenamento de água, se bem que é uma percentagem ainda muito pequenina e mínima”.
O presidente acrescenta que “a situação continua complicada. A quantidade de água bruta desceu muito nas últimas semanas e, por isso, estamos muito preocupados com a situação de Sambade. Se parar de chover vamos ter uma situação crítica”.
“A água dos últimos dias começa a fazer inverter o ciclo histológico e começa a fazer correr as minhas de água e, por isso a partir de dezembro começamos a ter a recuperação dos volumes de água se viermos a ter água nos próximos dias vamos ter uma evolução positiva na próxima semana”, frisa Eduardo Tavares.
De relembrar que o município de Alfândega da Fé recebeu um apoio de 100 mil euros da APA- Agência Portuguesa do Ambiente para a compra de um camião cisterna que será usado para abastecer a população em períodos de seca.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N/Arquivo