A barragem de Vale de Madeiro tem cerca de 200 beneficiários, 90% dos quais cultivam hortas, e encontra-se neste momento em situção crítica por continuar a perder a pouca água que tem para regadio.
A informação foi divulgada pelo presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Vale Madeiro, Emanuel Batista, à agência Lusa. “A barragem perde muita água, já fechámos (a rega) há cerca de um mês e continua a diminuir”, disse.
De acordo com o presidente da associação, o problema deve-se a “uma fuga no paredão” e a associação está já a fazer um levantamento da situação para enviar um ofício à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN).
A diretora da DRAPN, Carla Alves, disse à Lusa que desconhecia o problema em questão e que o que foi reportado a este organismo foi “uma avaria numa caixa de rega”, que está a ser resolvida entre a seguradora e a associação de regantes.
Recorde-se que, esta barragem aproximou-se do limite das reservas no início do verão, devido à seca, e foi incluída pelo Governo numa lista nacional com limitações para a campanha de rega.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Luís Forra/Lusa