A banda de rock que canta em mirandês, Pica & Trilha, apresentaram o primeiro projeto, “Lhabradores al poder!”, que em português significa “Lavradores ao poder!”, onde relatam quais os problemas que afetam o Planalto Mirandês.
Composto por cinco elementos, o grupo musical Pica & Trilha, surgiu em 2017, em Sendim, Miranda do Douro, e definem-se como uma banda de rock rural, que interpretam e compõem músicas em mirandês. Para além das suas profissões, são, também, homens do campo, ligados à agricultura, e, por esse mesmo fator, os problemas que a região enfrenta não lhes passam despercebidos.
“Os Pica & Trilha são uma banda de ‘hard rock’ rural que canta em língua mirandesa, como um grito alerta para os problemas da região, assente numa batida com estilo período tendo como base as sonoridades das décadas de 1970 e 80 do século passado e cantado em mirandês, com um toque de modernidade”, explicou hoje à Lusa Emílio Martins, o vocalista da banda.
O novo álbum engloba 13 músicas onde são relatadas as histórias das gentes da terra, no entanto, o despovoamento do interior, os problemas da agricultura, a seca e os incêndios também são temas presentes nas letras das músicas.
Em português “Lavradores ao Poder!” surge como um grito de alerta para a realidade do que se vive no Planalto Mirandês. “Pretendemos demonstrar que esta região é dinâmica, com uma população resiliente onde a agricultura tem um papel crucial no desenvolvimento económico do território e da sociedade local”, relatou Emílio Martins.
O álbum já está disponível online, através das diversas plataformas digitais, nomeadamente o Youtube e o Spotify.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Pica & Trilha