Macedo de Cavaleiros é um dos municípios pioneiros na implementação do ColorADD no Nordeste Transmontano. A parceria avança em primeiro lugar nas estâncias de veraneio da albufeira, nas bandeiras e sinalética destinadas à assistência a banhistas

O município de Macedo de Cavaleiros é um dos pioneiros no Nordeste Transmontano na adoção do sistema de cores para daltónicos ColorADD, uma invenção de um designer português empreendedor que está há 14 anos a ser aplicada gradualmente em todo o território nacional, em vários países – mais de 90 – e em inúmeros setores de atividade económica e social (em produtos, empresas e marcas).

“Acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, há já vários anos, as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada passarão assim a ficar ainda mais inclusivas graças a esta espécie de alfabeto cromático, doravante presente nas bandeiras destinadas à informação e assistência a banhistas” refere o comunicado enviado à redação do Canal N.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a parceria firmada é apenas o primeiro passo. “Tencionamos estendê-la a outros domínios e espaços públicos autárquicos em que se justifique e vamos agora fazer esse levantamento. Avançamos primeiro na zona balnear do Azibo porque é, neste momento, uma das áreas que mais visitas recebe no nosso concelho, cerca de 400 mil por época, atraídas por este paraíso envolvente à albufeira e pelas praias que alberga”, explicou Benjamim Rodrigues.

“Estima-se que existam mais de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo. Uma perturbação visual que afeta um em cada 12 homens, e uma a cada 200 mulheres, que não conseguem distinguir algumas ou todas as cores. Coisa pouca, dir-se-ia, não se desse o caso de, à escala global, cerca de 90% da informação usar a cor como fator primordial de comunicação” explica o mesmo comunicado.

Recorde-se que, a primeira praia no Nordeste Transmontano a introduzir o sistema foi a Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta.

Para os que sofrem de daltonismo, o ColorADD veio universalizar uma solução, aprovada pela comunidade científica internacional. O sistema concebido pelo designer Miguel Neiva usa combinações de símbolos gráficos para criar uma linguagem que possibilita ao daltónico diferenciar as cores, em qualquer contexto e em qualquer país.

São cada vez mais aqueles que vincam o ColorADD como uma das grandes ideias que vieram tornar o mundo melhor. A fórmula cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”, razões que contribuíram para que o ColorADD tivesse recebido recentemente, além de muitas outras distinções (inter)nacionais, o Golden Inclusion Award 2024, em plena sede da UNESCO.

Jornalista: Lara Torrado

Slider