Chama-se “A menina do laço by Benedita” e é um projeto criado por uma avó que cria laços coloridos para ajudar a neta, que sofre de Perturbação de Espetro de Autismo (PEA), a pagar as terapias.

É sob o mote “Enquanto houver laços há abraços” que Joaquina Moreira, natural do concelho de Vimioso e avó de Benedita, iniciou um projeto para arrecadar alguns fundos monetários, para apoiar as terapias da neta. Segundo a própria, atualmente as consultas de uma hora têm o valor de 45 euros e não são comparticipadas pelo Estado, o que significa que toda ajuda é bem-vinda.

Benedita tem seis anos e foi-lhe diagnosticada a PEA, uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos.

Joaquina conta que quando a neta nasceu “costumava fazer laços para a menina, para combinar com as roupas dela”, depois da doença diagnosticada, “surgiu a ideia de vender os laços nas feiras do concelho”. O valor dos acessórios, que reverte para as terapias, vai desde o 1,50 e os 6 euros.

Joaquina Moreira cria laços coloridos de vários tamanhos.

O material é todo adquirido pela avó que depois dá asas à imaginação. “É nas horas vagas, principalmente, à noite é que me dedico a fazer os lacinhos”. São de vários tamanhos e há cores para todos os gostos.

A forma mais rápida para ajudar e adquirir os laços é através do Facebook “A menina do laço by Benedita“, sendo o método de entrega pelo Correio.

Acessórios custam entre 1,50 e os 6 euros.

Jornalista: Rita Teixeira

Fotos: Canal N

Slider