O Município de Vinhais aumentou para 24 os circuitos que fazem parte da rede de transportes flexíveis, dirigida aos habitantes do concelho que não têm transporte público e queiram deslocar-se até à vila, disse hoje em comunicado a autarquia.
A medida surge para “colmatar as dificuldades existentes ao nível de transportes públicos no concelho Vinhais.”
A rede de transportes, feita pelos taxistas existentes no concelho permite que cada pessoa possa, através de marcação prévia, ter aceso a transporte uma vez por semana, com um custo que varia consoante os kilómetros percorridos.
Os munícipes que queiram usufruir deste apoio devem agendar o pedido através do contacto telefónico do município ou através de um contacto específico para o efeito, que pode ser pedido nas juntas de freguesia.
Com este apoio o executivo vai gastar uma verba a rondar os 70 mil euros, sem qualquer tipo de comparticipação, com o objetivo de “ajudar as pessoas do concelho a tratar de assuntos na sede do concelho, por exemplo e com mais frequência ao nível da saúde, pois de outra forma teriam muitas dificuldades de o fazer”.
Ao mesmo tempo pretende ajudar os taxistas do concelho, que se não fosse estes transportes e os transportes escolares, teriam “muitas dificuldades” para continuar neste ramo de atividade.
“Mais uma vez, aquilo que era um dever da administração central, é assegurado pela autarquia, para que todas as pessoas deste concelho tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades”, acrescenta.
“Consideramos que estas são as “verdadeiras” obras que são fundamentais para as pessoas de um território como é o nosso, assim esta medida é vital para o concelho” sublinha a autarquia presidida pelo socialista Luís Fernandes.
A iniciativa arrancou em julho de 2017, com 10 circuitos, altura em que não havia transportes públicos devido ao período de férias dos estudantes.
Depois de uma pausa causada pela pandemia, a autarquia retomou a atividade em novembro de 2021 e vem agora aumentar o número de circuitos que vão abranger 64 freguesias, num total de 95 localidades que compõem o concelho.
Jornalista: Sara Teixeira