O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, quer requalificar a Casa da Vila e outro imóveis históricos de forma a impulsionar e preservar o património local.
À margem da inauguração das obras de requalificação do Parque Biológico de Vinhais, Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, aproveitou a presença de Emídio Sousa, secretário de Estado do Ambiente, para solicitar apoio em diversas obras que visam a valorização do concelho.
Em destaque, o autarca apontou a necessidade de requalificar a Casa da Vila, uma construção de 1930, erguida pelo tenente Horácio de Assis Gonçalves, secretário particular de Oliveira Salazar. “É um espaço comum ao município e ao ICNF e que é muito digno, fica à entrada da vila e merece ser requalificado”, sublinhou Luís Fernandes. Atualmente, a Casa da Vila abriga o Centro de Interpretação da Natureza do Parque Natural de Montesinho, um local que o autarca considera ser “a porta de entrada do Parque aqui em Vinhais”.
Segundo Luís Fernandes, é essencial realizar uma intervenção que contemple tanto o espaço exterior quanto o telhado e áreas internas deterioradas. “É preciso uma intervenção para dar ainda uma maior dignidade àquele espaço e, sobretudo, a quem o vê, porque a nível da pintura e da fachada estava bastante deteriorado”, reforçou.
O pedido do presidente de Vinhais não se limita à Casa da Vila. O mesmo enfatizou também a importância de restaurar várias casas situadas no Parque Natural de Montesinho. Estes imóveis, que atualmente se encontram em condições de degradação, poderiam, segundo o autarca, ser reabilitados e integrados no turismo local, no entanto, se esta situação se mantiver “é perder uma oportunidade não só para o município como para o próprio ICNF e até para a região”, alertou.
Em resposta às reivindicações, o secretário de Estado do Ambiente mostrou-se aberto à possibilidade de atender as demandas apresentadas. “Os autarcas conhecem muito bem as situações e penso que, quer esta obra que tivemos a oportunidade de visitar [inauguração da requalificação do Parque Biológico de Vinhais], quer no futuro, nós estamos disponíveis, já disse ao senhor presidente e ele fez essa reivindicação, […] e logo que tenhamos os números nós estaremos disponíveis para avançar para um protocolo de colaboração com a Câmara e reabilitar o imóvel que se pretende reabilitar”, declarou o secretário, indicando um possível suporte governamental para os projetos de requalificação no concelho.
A expectativa é de que, com o apoio solicitado, Vinhais possa consolidar ainda mais o seu potencial turístico e ambiental, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes.
Jornalista: Lara Torrado