O Núcleo Intermunicipal de Intervenção em Vítimas (NIIV), em parceria com o Município de Alfândega da Fé e a Guarda Nacional Republicana, informam que vão assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres com dezasseis dias ativismo.
Esta quarta-feira, dia 25 de Novembro comemora-se o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”, e à semelhança de anos anteriores, o NIIV, em parceria com o Município de Alfândega da Fé, associa-se à “Campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género”, promovida anualmente pela União de Mulheres de Alternativa e Resposta (UMAR), por forma a sensibilizar e consciencializar a comunidade para o flagelo que é a violência doméstica e de género.
Em comunicado o Município de Alfândega da Fé refere que entre os dias 23 de novembro e 10 de Dezembro de 2020, vão estar afixados diversos “sinais de trânsito contra a violência”, em locais centrais e estratégicos da vila de Alfândega da Fé, onde se podem ler mensagens apelativas à problemática, como “STOP à violência contra as mulheres”, “Não te cales”, “Proibida Violência contra as mulheres” e “Ver o Crime é Crime. Denuncia”.
Para além da exposição dos sinais na comunidade, esta campanha “pretende ainda dar prioridade à sua divulgação nas redes sociais das entidades promotoras, ao longo dos 16 dias de ativismo, reforçando o apelo à prevenção e combate da violência doméstica e de género, no qual a sociedade civil assume um papel principal”, termina o comunicado.