A iniciativa é da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara (ANCSUB), sediada em Vinhais, e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), sediada em Trancoso, no distrito da Guarda, que lançam um desafio aos jovens empreendedores, através do projeto “Startup Nordeste”.
As duas associações têm em curso o projeto “Startup Nordeste” que engloba, pela primeira vez no Nordeste Transmontano, um concurso aberto na área do empreendedorismo, o CRIEnoNI – Concurso Regional de Ideias Empreendedoras no Nordeste Interior.
“Este concurso privilegiará projetos focados no desenvolvimento sustentável do interior, fazendo uso da economia circular, proteção ambiental e combate às alterações climáticas, criando uma semente para uma cultura eco-empreendedora no Nordeste Interior”, explicam as associações, num comunicado conjunto.
O objetivo é identificar e premiar projetos para criação de startups eco-empreendedoras na região, atribuindo um conjunto de prémios que totalizam 15 mil euros. Sendo que, podem ser propostos por todos os jovens.
Para as candidaturas – que decorrem online até ao dia 26 de junho – são elegíveis “projetos em fase de ideia, projetos com protótipos ou provas de mercado (produto mínimo viável e/ou prova de conceito) e projetos inovadores de ‘startups’ criadas há menos de um ano”.
Para além do concurso, as duas associações têm ainda programados ‘bootcamps’ para os jovens, no dia 25 de maio, em Bragança, em junho no dia 15 em Vinhais e na Guarda. Nestes campos de treino pretende-se “ajudar a desenvolver as competências e conhecimentos necessários para ter sucesso”.
O “Startup Nordeste”cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e FSE, que promove um novo paradigma Empreendedor nas regiões do Nordeste interior, desenvolvendo um Programa de Empreendedorismo multiregional, focado nos recursos endógenos locais, promovendo o impacto na atractividade deste território para os jovens empreendedores e para as empresas.
Promovido pela ANCSUB de Vinhais e AENEBEIRA de Trancoso, o projeto contribui para “a dinamização territorial e empresarial, primordialmente nos territórios de influência destas duas associações”.
Jornalista: Rita Teixeira