A Associação de Futebol de Bragança integra mais um projeto internacional, o sexto e o quinto Erasmus + na área do desporto. Trata-se do “Re-imagining the playing field – a gender equality in sport project”, representado pelas siglas “GESP”.
O projeto conta com nove entidades de cinco países: Sérvia, Turquia, Espanha, Macedónia e Portugal, que se faz representar pela AF Bragança.
O projeto promove a igualdade de género no desporto e pretende abordar os desequilíbrios na representação de género. O “GESP” tem ainda como objetivo sensibilizar para as desigualdades de género no âmbito do desporto, bem como apoiar as organizações na integração de uma abordagem de igualdade nas suas operações e garantir que as políticas relevantes são aplicadas em toda a organização.
O “GESP” pretende ainda compreender e a abordar as barreiras de igualdade de género no desporto através da recolha de opiniões de atletas, treinadores, árbitros e outros especialistas do sexo feminino na área desportiva, sendo para o efeito realizadas entrevistas e gravações no formato de podcast.
O projeto contempla ainda a organização de workshops para atletas, treinadores, árbitros e outros profissionais relacionados com o desporto sobre temas como a igualdade de oportunidades e de representação, a linguagem e comportamentos sensíveis ao género e a importância de promover a igualdade de género no desporto.