Durante o mês de outubro, a ASAE realizou uma operação de fiscalização a nível nacional direcionada às indústrias de panificação e pastelaria no sentido de verificar os requisitos legais previstos para o setor. Da investigação resultou a instauração de 40 processos de contraordenação e a suspensão de atividade de cinco padarias por incumprimento de regras de higiene, uma delas em Mogadouro e outra em Montalegre.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo, em outubro, uma ampla operação de fiscalização em indústrias de panificação e pastelaria, que resultou na suspensão da atividade de operadores em Mogadouro e Montalegre.

A operação foi direcionada a indústrias de panificação e pastelaria no sentido de verificar os requisitos legais previstos para o setor, com especial destaque para a fiscalização da conformidade das matérias-primas, rotulagem, rastreabilidade de produto, condições de armazenamento e acondicionamento, condições de higiene e temperatura dos veículos de transporte de pão, produtos de pastelaria e produtos afins do pão/padaria fina.

Em Mogadouro, uma indústria de panificação viu a serem suspendidas as suas atividades devido a incumprimentos significativos nos requisitos de higiene. Em Montalegre a situação foi semelhante, onde outra unidade também foi penalizada. No total, a operação fiscalizou 86 operadores em várias localidades, incluindo estabelecimentos de venda e produção de produtos de pastelaria e panificação.

A ASAE instaurou 40 processos de contraordenação, destacando infrações como a falta de adequação nas áreas de fabrico e o não cumprimento das normas de higiene. A entidade reafirma o seu compromisso em garantir a segurança alimentar e a saúde pública, de forma a assegurar uma concorrência leal entre os operadores económicos.

Jornalista: Lara Torrado

Slider