“Os portugueses são a única razão de ser do compromisso solene que acabei de assumir”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, ao tomar posse para um segundo mandato como presidente da República, esta terça-feira, e assumindo cinco prioridades.
Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse, esta terça-feira, para um segundo mandato como presidente da República, dizendo que o fez a pensar nos “portugueses” e em Portugal. “Hoje, como há cinco anos, Portugal é a única razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir. E dizer Portugal é dizer os portugueses”, começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, para reforçar: “Os portugueses são a única razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir”.
Como seria de esperar, Marcelo Rebelo de Sousa ocupou-se do último ano, que considerou “demolidor” por causa “da pandemia na vida e na saúde”, a que “se juntou a pandemia na economia e na sociedade”.
“É justa a indignação dos sacrificados pelas duas pandemias”, considerou o chefe Estado, embora vincando que seria quase impossível não terem sido cometidos alguns erros.
A seguir, Marcelo Rebelo de Sousa pediu “melhor democracia”, sem “o mito do português puro”. “Uma democracia ética e republicana na limitação dos mandatos, estabilidade sem pântano”, assinalou, para prometer que essa será a sua primeira missão.
Ler mais: https://www.jn.pt/nacional/marcelo-assume-compromisso-com-os-portugueses-13435262.html
Foto: LUSA