Inauguração acontece no sábado, às 15 horas, no antigo Salão dos Bombeiros Voluntários, em Alijó.
A Câmara Municipal de Alijó e a plataforma Ci.CLO vão lançar as três primeiras exposições do projeto ViViFiCAR, nas localidades de Alijó, Favaios e São Mamede de Ribatua.
As exposições são o resultado das experiências de três artistas com diferentes práticas e identidades culturais que viveram nas casas dos embaixadores locais: Ana Cristina Moreira, José Lopez, José Manuel Paloka e Sarah Motta. O processo criativo foi acompanhado por uma equipa de apresentadores, sendo eles Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Jon Arne Mogstad e Virgílio Ferreira
A primeira exposição apelidado de “Ressonância” é de André Tribbensee e terá lugar no antigo salão dos Bombeiros de Alijó às 15 horas.
Já às 16h30, é a vez do trabalho de Patrícia Geraldes. “Roga” vai ser apresentada na Escola Antiga de Favaios. Seguindo-se às 18 horas, a exposição “Chamar à pedra, fraga” de Alexandre Delmar, na Escola Antiga de São Mamede de Ribatua.
Para aqueles que pretendem visitar a exposição a autarquia vai disponibilizar um autocarro que “irá percorrer as três localidades”, confirma em comunicado.
Os projetos desenvolvidos vão ser apresentados em três exposições, durante o período de 9 de abril e 11 de junho.
Recorde-se que, o projeto ViViFiCAR “abraça as ideias de “viver e ficar”, enquanto eixos orientadores dos encontros imersivos entre artistas durienses, nacionais e noruegueses com as comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação”.
Segundo a autarquia, o objetivo da iniciativa foi oferecer “recursos para que os jovens expandam o seu conhecimento cultural e experiência artística na área da Fotografia e Vídeo com vista a criarem futuras oportunidades culturais e artísticas na região”.
Por: Sara Oliveira
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)