Por: Aida Carvalho – Docente Ensino Superior

O turismo é um fenómeno de dimensões múltiplas que assume uma importância muito significativa nas relações entre as regiões, países e continentes.

Portugal, localizado na ponta mais sudoeste da Europa, é um país com DNA turístico. Possui uma oferta diversificada na hoteleira/restauração, um clima ameno e uma variedade de recursos culturais e naturais, terreno fértil para operadores e agentes da animação turística. Estes atributos têm distinguido o país, tanto a nível nacional como internacional, ampliando o orgulho de todos os portugueses e dando notoriedade ao destino Portugal.

Porém, com a disrupção causada pela Covid-19 toda a fileira foi gravemente afetada. É fundamental capitalizar os recursos para a sua recuperação, introduzindo um novo ângulo no triângulo da sustentabilidade – a sustentabilidade sanitária.

Com as viagens internacionais sujeitas a enormes restrições, a diminuição do rendimento disponível de muitas famílias e o medo de se expor ao novo vírus, é provável que as férias dos portugueses sejam passadas cá dentro, reativando o slogan do Ministério do Comércio e Turismo “vá para fora cá dentro”.

Foi um dos que mais se notabilizou, da autoria da agência criativa: Young & Rubicam, tendo estado no ar cerca de cinco anos, entre 1993-1997.

A perceção de um destino seguro com menor densidade populacional, associado à sua sustentabilidade poderá posicionar os territórios de baixa densidade como prioridade na altura de os portugueses escolherem, pois ainda há “um mundo para descobrir”, slogan do ano 2005, da agência criativa: Euro RSCG.

Slider