Por: Nuno Amendoeira – Professor de Educação Física
À primeira vista, principalmente para quem nunca se debruçou sobre esta questão, atividade física e exercício físico parecem dois termos que se referem ao mesmo mas na verdade existem aspetos diferenciadores.
Todos os movimentos que fazemos com o nosso corpo e que apresentam um dispêndio energético acima dos níveis de repouso, são atividade física. Caminhar e subir escadas, transportar objetos, tarefas domésticas, brincar, entre muitos outros, são exemplos de atividade física. Estas atividades são exercidas a partir de movimentos que são gerados por ação muscular. Por sua vez, exercício físico é um conjunto de movimentos programados, planeados e com um objetivo específico, que pode ou não ser acompanhado por um treinador. São alguns exemplos de exercício físico os treinos no ginásio, treinos e jogos de modalidades desportivas individuais e coletivas. Podemos considerar que o exercício físico engloba a atividade física mas o oposto não se verifica. Também é correto afirmar que atividade física é a base do exercício físico. Um passeio ao ar livre é considerado atividade física mas não é exercício físico, enquanto uma caminhada já é um caso de exercício físico porque reúne as condições acima enunciadas, porém serve-se da atividade física.
No sentido de ter um estilo de vida saudável, potenciando a saúde física e mental, e combater o sedentarismo, as pessoas devem preferencialmente combinar com equilíbrio a atividade física e o exercício físico. No entanto é possível alcançar estes propósitos sem o exercício físico, desde que os níveis de atividade física sejam suficientes para tal. Então, é fundamental que as pessoas se mexam mais, realizando tarefas físicas de forma regular como tarefas domésticas, andar a pé, subir escadas evitando os elevadores. Uma forma simples e comum de medir este tipo de atividade é através da contagem dos passos diários. Segundo a maioria dos especialistas, quem dá acima de 10 000 passos/dia é considerado fisicamente ativo. Os slogans que constantemente vejo como “mexa-se pela sua saúde”, “mexa-se pela sua vida” ou “mexa-se, o seu corpo agradece” são assertivos porque combater o sedentarismo é uma forma de abrir a porta a um estilo de vida sadio, seja pela atividade física, pelo exercício físico ou ambos.