Por: Marisa Lages – Fisioterapeuta, Docente no Ensino Superior e Investigadora na área da Gestão
A gestão define-se como o processo de obter bons resultados na empresa com o “esforço” dos colaboradores, incentivando-os a participar e a estimular a sua autonomia e responsabilidade.
Os colaboradores para saberem exatamente o que deles se pretende, que tipo de tarefas devem desempenhar para melhor serem atingidos os objetivos globais da empresa, devem ter um perfeito conhecimento dos mesmos, isto é, deve existir uma comunicação eficaz.
Como sabemos a comunicação é o processo de transferência de informações, ideias, conhecimentos ou sentimentos entre as pessoas. Não será exagero afirmar que os gestores que obtêm sucesso, devem-no em grande parte, à sua capacidade para comunicar com as pessoas, e por essa via conseguir dar-lhes a conhecer os objetivos e o que delas se espera para que eles sejam atingidos. Está demonstrado que os gestores deverão passar a maior parte do seu tempo a comunicar com os seus colaboradores.
A comunicação fornece, pois, os meios através dos quais os membros da organização podem ser induzidos a implementar as ações planeadas, e a fazê-lo com motivação e entusiasmo.
Os estudiosos das áreas do comportamento têm demonstrado que a motivação dos colaboradores é impossível sem uma comunicação eficaz. Os colaboradores das empresas têm necessidades de conhecer bem quais são os objetivos da organização – devem, aliás, participar na sua definição – saber o que deles se espera, bem como ser ouvidos e entendidos pelos seus superiores, o que não é conseguido se o sistema de comunicação na empresa não funcionar corretamente, isto é, se houver significativas barreiras à comunicação. Por outro lado, a globalização do ambiente externo da empresa e a necessidade de mudança, características dos tempos que correm, tornam mais evidente a importância da transmissão de informação e conhecimentos, mas simultaneamente trazem maior complexidade ao sistema da comunicação e, por vezes constituem uma barreira adicional à comunicação eficaz.
Relativamente ao ambiente interno da empresa, para manter o clima de motivação dos colaboradores, estes devem receber informações, no mínimo, sobre: como se espera que as suas tarefas sejam desempenhadas; o sistema de retribuição; a sua posição na estrutura organizacional da empresa; as alterações que possam afetar o futuro da empresa; e, políticas, regras e procedimentos.
A eficácia da gestão, quer de uma organização no seu conjunto quer de um departamento ou unidade organizativa, só é possível se os gestores, a qualquer nível, forem dotados de uma elevada capacidade de comunicação. Quando o gestor comunica algo aos seus colaboradores entendem outra diferente, naturalmente que isso resulta em perdas de produtividade e desvios em relação aos objetivos pretendidos.
O desenvolvimento da capacidade de comunicação é portanto, um imperativo para qualquer gestor. A aprendizagem da comunicação eficaz passa pelo desenvolvimento de alguns atributos, nomeadamente: a empatia, o saber ouvir, técnicas de leitura, observação, a escolha de vocabulário, a linguagem corporal e a comunicação pela ação.