Por: Tiago Morais – Estudante Universitário
Candidatura aceite, entrada na Universidade assegurada, e agora o que muda? A diferença entre o Secundário e a Universidade é enorme, dois mundos completamente diferentes mas, no entanto, a transição não tem de ser difícil.
Estamos habituados ao nosso grupo de amigos (alguns desde a infância) e agora vemo-nos rodeados de pessoas que não conhecemos. Neste aspeto, os extrovertidos podem ter alguma vantagem relativamente aos introvertidos, mas lembrem-se que estão quase todos na vossa situação. Não tenham receio de dar os bons dias, de fazer perguntas nem de pedir ajuda aos vossos colegas. Mais dia menos dia têm um bom grupo de pessoas com quem se identificam e com quem vão construir amizades para a vida.
Turmas de 20 e poucos alunos podem passar a turmas de centenas de alunos. Nem todos os professores vão saber o vosso nome, vão sempre existir colegas a quem não vão conhecer a voz e vão ter de se habituar a escrever em amostras de mesas nos anfiteatros.
As saídas para o bar da terrinha aos sábados são substituídas por um dia específico da semana (quinta, por exemplo) que serão as vossas noites académicas e que antecedem quase sempre um outro dia de aulas. Apesar de haver um dia “oficial” para sair, não faltarão festas e bares abertos nos outros dias da semana. Ou seja, as distrações ao estudar fora de casa multiplicam-se mas cabe a nós saber conciliar tudo e acreditem que é bem possível. Nós estamos na Universidade para estudar mas é perfeitamente possível estudar, ter boas notas e conciliar isso com boas noites de festa com os vossos amigos.
Acreditem que as melhores e mais engraçadas histórias da vossa vida académica acontecem de noite.
Quanto à praxe não me vou estender muito pois depende sempre imenso de Universidade para Universidade ou de curso para curso. Posso apenas dizer que a minha, na Universidade de Aveiro, foi excelente e me fez criar amizades para a vida, não só com os colegas do meu ano como com os meus colegas mais velhos. Experimentem e depois decidam. Não permitam abusos, é suposto serem momentos de integração e diversão.
Aconselho a não se limitarem a estudar. Procurem praticar desporto na vossa Universidade ou em algum clube da cidade, informem-se sobre o associativismo estudantil ou sobre voluntariado na zona. Tudo isto vai enriquecer a vossa experiência e provavelmente o vosso currículo.
Aproveitem este verão para treinar na cozinha, caso ainda não sejam experientes nesta área, porque os tupperwares não vos podem safar para sempre. Mas primeiro, foquem-se nos exames, vão correr bem! Boa sorte a todos e aproveitem a Universidade em todos os aspetos, pode ser a melhor altura da vossa vida!