Nos dias 18 e 19 de fevereiro vai ser servido o típico Arroz de Fumeiro flaviense na 17ª edição dos Sabores de Chaves. O prato terá o custo de 2,5 euros e o valor vai ser revertido, na totalidade, para 70 famílias carenciadas do concelho, disse hoje a autarquia.
Confecionado pela Escola Profissional de Chaves (EPC) o arroz de fumeiro vai poder ser apreciado em formato take-away, servido de forma acondicionada em doses individuais, para que possa ser transportado e degustado fora do recinto.
Todo o dinheiro angariado “reverterá na totalidade a favor de cerca de 70 agregados familiares carenciados do concelho em forma de cabaz com bens de primeira necessidade e produtos adquiridos no comércio tradicional”, explica.
A preparação do prato conta também com a ajuda dos produtores através da “doação de aproximadamente 150 quilos de fumeiro, arroz e verduras, produtos que integram a receita tradicional”.
Para o autarca flaviense, Nuno Vaz, esta iniciativa surge para dar resposta à inexistência do habitual espaço gastronómico, “na procura de um motivo, uma razão e um fundamento de solidariedade”. Um fundamento traduzido na afirmação de um prato que o município pretende dar maior relevância, assim como a venda deste produto, que permitirá ajudar a colmatar algumas das necessidades das famílias mais carenciadas do concelho.
O regresso do formato presencial do evento vai decorrer de 18 a 20 de fevereiro e o municipio garante que vai ser tomados um “rigoroso” Plano de Contingência. Nomeadamente, o uso obrigatório de máscara, a definição de circuitos de circulação, o acesso ao evento a visitantes portadores certificado digital covid ou de teste negativo e ainda a instalação de um posto de testagem no recinto.
Jornalista: Sara Teixeira