O Sport Clube Mirandela começou, esta terça-feira, os trabalhos da pré-época para competir no Campeonato de Portugal, depois de ter estado muito perto da subida à Liga 3, a nova prova da Federação Portuguesa de Futebol.
O presidente da direção do clube alvinegro admite que o Campeonato de Portugal “pode perder visibilidade”, mas acredita que será novamente muito competitivo. “Estou com muito medo a esta época, porque podem mudar o nome do campeonato, mas são quase as mesmas equipas e muitas vão apostar forte, pelo que acredito que vai ser um campeonato muito difícil e competitivo”, diz Carlos Correia.
Para já, o plantel conta com 21 jogadores, 14 dos quais são reforços, com um orçamento a rondar os 100 mil euros. Carlos Correia adianta quais os objetivos da nova temporada: “Queremos sempre fazer melhor. O primeiro objetivo é conseguir a manutenção. A partir daí, vamos tentar o outro objetivo de subir de divisão, que é um sonho. Será difícil, porque há equipas que têm orçamentos muito elevados, mas vamos fazer tudo para fazer um bom trabalho”.
A equipa vai ser orientada por Rafael Pinheiro, um mirandelense de 38 anos que estava ao serviço do Grupo Desportivo de Chaves, como observador, tendo já exercido as mesmas funções no Desportivo das Aves e também tem estado na formação do São Pedro de Vale do Conde.
Rafael Pinheiro diz ser o clube certo para a sua estreia como treinador principal numa equipa sénior. “Fiz aqui toda a minha formação e é um desafio aliciante num clube que tem sido uma montra para técnicos e jogadores”, diz.
O treinador dos alvinegros adianta qual será a ideia de jogo que pretende implementar na equipa. “Vamos começar a trabalhar para conhecer, ao pormenor, os jogadores, mas vamos tentar incutir aqui uma ideia de jogo para nós termos bola e assumirmos o jogo, para que estejamos mais perto de ganhar mais vezes”, conclui.
Entre as caras novas do plantel destaca-se Júlio Coelho. O guarda-redes, de 37 anos, que na época passada representou a Oliveirense, é a contratação sonante dos alvinegros para a nova temporada.
Da época passada renovaram o defesa Gianluca, os médios Mário Borges e Amorim, os avançados Juan, Patrick e Rui Ramos. Quem também vai continuar é o capitão Nuno Corunha, o central de 38 anos, que vai para a sétima época, quinta consecutiva, com a camisola do clube, e já soma 162 jogos pela equipa mirandelense. O mais experiente jogador alvinegro quer ser apenas mais um para ajudar. “Eu estou aqui para ajudar os miúdos a dar o salto. São miúdos com muita qualidade. Como eu digo todos os anos, sou mais um para ajudar”, disse o jogador para quem “o trabalho” será a palavra de ordem.
Depois de uma temporada a jogar sem público nas bancadas devido à pandemia da Covid-19, o campeonato de Portugal desta temporada ainda não sabe se terá o regresso dos adeptos aos estádios. Ora, o presidente do clube, Carlos Correia, entende que a competição deve parar se não for permitida a presença de público. “Mais um ano sem público, mais vale parar, porque os clubes não vão conseguir mais um ano sem receitas e só com despesas. São sócios que não pagam as quotas, é publicidade que não vem e compreendemos porque se não há público ninguém quer investir”, diz.
Também a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, e o vice-presidente, Orlando Pires, marcaram presença no arranque dos trabalhos do clube. Júlia Rodrigues deu as boas vindas aos atletas e equipa técnica e deixou a garantia de todo o apoio necessário para o clube alvinegro. “O município, naturalmente, tudo vai fazer para apoiar o S.C. Mirandela, desde as infra-estruturas até ao suporte de algumas despesas financiadas pelo município através do contrato programa. Vamos apoiar tudo aquilo que diz respeito à promoção do concelho de Mirandela lá fora, pois também é através do desporto que se faz a capitalização do turismo”, disse a presidente.
O SC Mirandela começou a pré-época, para já com 21 jogadores, mas pelo menos mais quatro devem ser contratados nos próximos dias. O campeonato de Portugal vai começar no dia 29 de agosto.
Plantel:
Guarda-redes: Júlio Coelho (ex-Oliveirense), Pedro Palha (ex-Oleiros) e Rafa Pires (ex-Prado).
Defesas: Nuno Corunha, e Gianluca (transitam da época passada), Eduardo Aguiar (ex-Varzim), Diego Parini (ex-Vidago) e Vítor Rubim (ex-Canidelo).
Médios: Mário Borges, Luís Amorim (transitam da época passada), Rui Ramos (ex-júnior), Jaillson (ex-Vilaverdense), Ivan Portilha (ex-Mondinense), Luiz Maia (ex-Guiense).
Avançados: Patrick e Juan (transitam da época passada), Rúben Gonçalves (ex-Bragança), Jardel (ex-Rabo de Peixe), Nani Freitas (ex-GD Beira), Enzo (ex-Bragança) e Carlos Ferreira (ex-Barrosas).
Jornalista: Fernando Pires