A casa do Povo de Barcel, no concelho de Mirandela, vai ser alvo de obras de requalificação no valor de 100 mil euros, depois de ter sido aprovado o projeto candidatado pela União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, ao Programa “Equipamentos”.
A cerimónia de assinatura de contrato de financiamento, no valor de 50 por cento, aconteceu, na passada sexta-feira, no centro cultural de Mirandela. “Fizemos uma candidatura, há quatro anos, e passado este tempo todo teve um final feliz para a União de Freguesias, porque vamos receber algum apoio financeiro para compor um edifício bastante degradado na aldeia de Barcel”, refere o presidente daquela União de Freguesias, que não esconde a satisfação pela aprovação do projeto. “É uma realização de satisfação para a equipa que está na junta, porque além de nós fazermos o trabalho básico foi preciso candidatá-lo e ser aprovado pelo que é sempre uma mais-valia”, adianta Luís Esteves.
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território esclarece que este programa “está vocacionado especificamente para recuperação de espaços associativos e património religioso”. Carlos Miguel lembra que este “é o programa mais antigo da República, é um programa que vem dos anos 90, quando António Guterres era Primeiro-Ministro, na altura chamava-se Trabalhos de Natureza Simples e hoje chama-se equipamentos. Neste caso, foi a junta de freguesia que fez a candidatura. Sabemos que a nossa comparticipação com a participação do Governo é uma comparticipação de 50%, e daí recorremos sempre às parcerias, nomeadamente à Câmara Municipal, no sentido de assinarmos estes protocolos e no sentido de a obra se concretizar, porque temos consciência que 50% não paga 100% de uma obra”, acrescenta.
O presidente da União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa revela que já foram aprovados mais dois projetos para a aldeia de Barcel. “Temos um projeto que foi aprovado, numa candidatura de renovação das aldeias, também no valor de 100 mil euros que é para um edifício antigo que temos, que vai ser remodelado, bem como a criação de três percursos pedestres”, diz Luís Esteves, sublinhando que a União de Freguesias já fez várias intervenções em São Pedro de Vale do Conde e em Valverde da Gestosa, intervenções públicas com o próprio orçamento, mas a estes que exigiam um maior valor, nós fizemos uma candidatura que, por acaso, veio aprovada”, acrescenta.
Por agora, avançam as obras de requalificação da casa do Povo de Barcel, no valor de 100 mil euros.
Jornalista: Fernando Pires