A proposta do Partido Socialista para eliminar as portagens das autoestradas foi hoje discutida e aprovada na Assembleia da República. Apenas o PSD e o CDS votaram contra.
A abolição imediata das portagens foi aprovada pelo Chega, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN. A Iniciativa Liberal absteve-se e o PSD e CDS votaram contra.
“São resultados dos quais fico enormemente satisfeita pela coerência com o nosso programa eleitoral, isto é o cumprir da nossa promessa que fizemos em campanha eleitoral” refere Isabel Ferreira.
A deputada socialista relembra ainda os esforços que o PS tem vindo a fazer ao longo de 2021 para reduzir as portagens. “Isto é coerência com aquilo que tem sido feito pelos governos do Partido Socialista que foi uma redução gradual das portagens” e reforça que “temos hoje uma redução na ordem dos 65% face aos preços de 2011”.
De acordo com Isabel Ferreira, a medida poderá vir a entrar em vigor no início do ano de 2025.
PROPOSTA DO PS
A proposta apresentada tem como objetivo principal a isenção das portagens nas ex-scuts do interior e na A22 no Algarve.
De acordo com Isabel Ferreira “é uma proposta que zela pela justiça social e económica nestas regiões que precisam de atrair e fixar pessoas e empresas” e, por esses motivos, a deputada socialista considera que esta medida “vai diminuir os custos de contexto e que possibilita o acesso a bens e serviços essenciais da população que não tem mais alternativas”.
Apenas a proposta do Partido Socialista foi aprovada.
Ver proposta do PS AQUI
Jornalista: Lara Torrado