Revalidar a carta de condução, confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão, pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares, marcar uma consulta no centro de saúde são alguns dos serviços disponíveis para serem realizados por videochamada.

A nova opção assume o papel de “digital assistido”, garantindo o apoio na utilização dos meios digitais a todos aqueles que dele necessitam e facilitando a transição de serviços públicos para o meio online.

Tal decorre no âmbito da medida “ePortugal mais acessível”, inscrita no programa SIMPLEX’20-21, e soma-se a outros meios digitais já disponíveis desde junho. São eles a Chave Móvel Digital, a Alteração de Morada no Cartão de Cidadão e Renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos.

O procedimento necessita apenas de três passos: aceder ao portal ePortugal.gov.pt, selecionar a opção suporte que se encontra na barra lateral do site, e escolher «agendar videochamada». Com data e hora escolhidas, o cidadão recebe, no espaço de 15 minutos, um e-mail de confirmação.

No atendimento telefónico passou, também, a estar disponível o encaminhamento para atendimento direto em assuntos relacionados com a Autoridade Tributária, Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, bem como serviços dedicados à atividade económica.

Jornalista: Catarina Moscoso

Foto: Jorge Amaral / Arquivo Global Imagens

Slider