O secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, deverá mesmo ser a escolha de António Costa para liderar a lista de candidatos a deputados do PS, pelo círculo eleitoral de Bragança, nas legislativas de 30 de janeiro, ao que apurou o Canal N.

Confirma-se que António Costa deixa de fora Jorge Gomes, até agora deputado e atual presidente da federação Distrital de Bragança dos socialistas que foi o candidato derrotado nas autárquicas de 26 de Setembro, na capital de distrito.

A escolha recai então no antigo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, natural de Mirandela, que é visto por António Costa como um candidato forte para lutar pela vitória no distrito que só aconteceu uma vez, em 2005, no Governo liderado por José Sócrates. Em 2019, o PSD elegeu dois deputados e o PS apenas um.

A Comissão Nacional do PS vai reunir-se na segunda-feira à noite, em Lisboa, para proceder à aprovação final das listas de candidatos a deputados. 

De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados.

O restante terço é da responsabilidade direta do secretário-geral, a chamada quota nacional. Pertence também ao líder partidário a escolha dos cabeças de lista.

Ao que apuramos, parece também consensual a escolha de Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, para ser a número dois por Bragança.

Entretanto, os restantes nomes vão ser aprovados na reunião da distrital rosa, no próximo domingo. Sabe-se que a JS distrital de Bragança vai indicar o nome de Tito Resende, o atual presidente daquela estrutura, restando saber se vai ser o primeiro suplente (4º da lista) ou o segundo suplente (5º da lista)

Jornalista: Fernando Pires

Slider