A prova de Trail Running regressa este domingo, 10 de outubro, e conta com 431 atletas inscritos
As inscrições encerraram a 27 de setembro e a organização explica em comunicado que “não podia aceitar mais participantes porque a procura excedeu os limites traçados, superando todas as melhores expectativas”. O evento desportivo está certificado pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e integra a Taça de Portugal de Trail 2021.
A quarta edição do Ansiães Douro Trail tem ainda uma componente turística, dando a oportunidade aos participantes e à assistência, de conhecer o Castelo de Ansiães e o Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial.
“O Ansiães Douro Trail está organizado, bem marcado, tem bons postos de abastecimento, com paisagens fantásticas cheias de vida. É uma oportunidade de correr pelas vinhas do Douro, pelos pomares de macieiras e de Oliveiras. Aldeias com encanto único e seu castelo em que o tempo não lhe tira a sua beleza”, refere o ultramaratonista João Oliveira, que irá apadrinhar a prova juntamente com Flor Madureira.
Os participantes distribuem-se pelas três distâncias da prova. A mais longa possui cerca de 29km com desnível positivo acumulado de 888m e com desnível negativo acumulado de 888. Seguindo-se a distância aproximada de 16,4 km com desnível positivo acumulado de 475m e com desnível negativo acumulado de 475.
Sem intuito competitivo irá decorrer também uma Caminhada pedestre, com uma distância aproximada de 10,9km com desnível positivo acumulado de 277m e com desnível negativo acumulado de 406m.
Recorde-se que em 2020 a competição desportiva não aconteceu devido à covid-19, sendo este um “regresso, com confiança, aos desportos de turismo de natureza que, neste caso, constituem uma excelente oportunidade de conhecer, experimentar e sentir um território fantástico”, conclui João Neves, da empresa PortugalNTN®, que co-organiza o evento com o Município de Carrazeda de Ansiães.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Facebook Ansiães Douro Trail