A ambulância de Suporte Imediato de Vida de Foz Côa está parada desde as 8 horas da manhã, de hoje, devido à falta de técnicos de emergência pré-hospitalar. A paralisação vai durar até às 20 horas de hoje.

À agência Lusa, Rui Lázaro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, referiu que “em 13 anos de funcionamento desta ambulância SIV, é a segunda vez que a mesma fica parada devido à falta de técnicos de emergência pré-hospitalar”. O dirigente explica que “esta paragem da SIV de Foz Côa é também uma consequência da greve em vigor dos técnicos de emergência médica que o Instituto Nacional de Emergência Médica ainda não se propôs resolver”.

Na última paragem deste meio, a 9 de novembro de 2022, um homem de 73 anos teve uma paragem cardíaca e foi privado dos cuidados médicos prestados pela tripulação deste tipo de ambulância SIV. “Nessa altura, a ambulância estava igualmente parada por falta de técnicos e o senhor não teve os cuidados diferenciados que são prestados por este meio de socorro, e só os veio a receber no Serviço de Urgência Básica de Foz Côa”, menciona Rui Lázaro.

Jornalista: Lara Torrado

Slider