Direção do Agrupamento de Escolas de Mirandela, em consonância com a autoridade de saúde local, já acionou plano de contingência avisando os pais de que os alunos da turma da rapariga de 14 anos, que testou positivo para o novo coronavírus, terão de ficar em casa a aguardar instruções das autoridades de saúde.

Esta quarta-feira, ficou marcada por ser o dia em que se registaram mais mortes no distrito de Bragança associadas ao novo coronavírus, desde que começou a pandemia, há cerca de sete meses.

Perderam a vida quatro mulheres, com idades entre os 78 e os 95 anos, que estavam internadas na unidade hospitalar de Bragança, todas utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia da capital de distrito, onde foi detetado um surto, na semana passada, que já contabiliza mais de 100 infetados, entre utentes e funcionários, a larga maioria assintomáticos.

O relatório das autoridades de saúde, reportava, a meio da tarde, mais 15 casos positivos confirmados, sendo 12 no concelho de Bragança, 2 no de Vinhais e um em Mirandela, onde um homem de 51 anos que teve alguns sintomas e depois de se deslocar à urgência do hospital de Mirandela, acabou por testar positivo e ficou internado, por precaução.

Mais tarde, também testou positivo a filha, de 14 anos, que frequenta a escola secundária, obrigando ao isolamento domiciliário de uma turma do 9° ano, ficando a aguardar novas orientações da Autoridade de Saúde Local. Os pais foram avisados pela direção do Agrupamento de Escolas de que estes alunos já não devem ir à escola, esta quinta-feira.

Também já durante a noite, testou positivo um homem de 84 anos de Alfândega da Fé, que ficou internado no hospital de Bragança.

Com pelo menos mais dois casos confirmados, as contas, relativas a esta quarta-feira, registam pelo menos 17 novos casos.

Até ao momento, desde 14 de março, o distrito já contabiliza, 901 casos do novo coronavírus. Há 521 recuperados. O número de mortes aumentou para 33, restam 347 com a doença ativa.

Bragança tem 211 casos (cerca de metade nos lares da Santa Casa). O concelho de Vimioso tem 44 casos ainda ativos. Macedo de Cavaleiros e Freixo de Espada à Cinta têm 22. O concelho de Mirandela tem agora 14 casos ativos (8 nas Aguieiras e 6 na cidade). Vinhais passa a contar 10 casos ativos da doença. Mogadouro tem 9. Torre de Moncorvo soma 7. Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro e agora também Alfândega da Fé têm 1 caso, ou seja, os 12 concelhos do distrito registam todos casos ainda ativos do novo coronavírus.

Há quatro casos importados. 2 de Lisboa. 1 de Madrid e outro de Ponte de Lima.

Jornalista: Fernando Pires

Slider