Na passada quarta-feira, dia 6 de setembro, o Auditório Municipal de Ribeira de Pena acolheu o Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso. A ação marcou o encerramento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido no território, onde ficou demonstrado que as estratégias adotadas com o plano “contribuíram positivamente” para a diminuição da retenção e do abandono escolar.
Cerca de 100 pessoas assistiram ao PIICIE onde o assunto que esteve em cima da mesa foi a Educação na região. A sessão de abertura ficou a cargo de João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, e de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.
O primeiro painel foi divido em dois momentos: o primeiro, com o tema “dos PIICIE aos PIPSE: Caminhos de Sucesso”, foi apresentado por João Fateixa e Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE); o segundo tema, “Apresentação de resultados obtidos no Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar do Alto Tâmega”, ficou a cargo de Rui Azevedo, da Quaternaire, e de Ramiro Gonçalves.
O segundo painel foi igualmente divido em duas temáticas: a primeira, a cargo de Mariana Rodrigues, da Quaternaire, intitulava-se “Apresentação de Boas Práticas no Território do âmbito do PIICIE”; por sua vez, a segunda foi da responsabilidade do Professor Jorge Teixeira, que falou sobre “Práticas Pedagógicas Diferenciadoras”.
A oradora do terceiro painel foi Leonor Rocha, da Quaternaire, com a “Apresentação do Projeto Piloto Sistema de Alerta do Insucesso Escolar”.
Para encerrar a manhã de trabalhos falou-se de “Estratégias a adotar no âmbito dos Novos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar”, por Paula Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Do encerramento dos trabalhos do PIICIE destacam-se os projetos municipais que alcançaram, de uma forma geral, “as metas estabelecidas para os indicadores relativos à diminuição de alunos com negativas e de desistência e abandono escolar”; também a melhoria de aproveitamento às disciplinas de português, matemática e inglês foi, globalmente, alcançada; o reforço da capacidade instalada no terreno, com cerca de 50 técnicos; a criação de hábitos de trabalho em rede; a disponibilização aos alunos de sistemas de apoio à aprendizagem; o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências digitais; o apetrechamento de algumas escolas com meios laborais e digitais; a valorização de forma cívica, cultural e artística e a criação de relações de maior proximidade a famílias e encarregados de educação.
A principal mensagem deixada no evento foi a importância de se continuar a trabalhar em rede em prol do sucesso escolar dos alunos do território e de usar como base o trabalho e ensinamentos resultantes do PIICIE para aquele que será agora designado, no novo Quando Comunitário de Apoio 2030, por Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
A eficácia do PIICIE no que respeita à diminuição da retenção e do abandono escolar pode ser verificada nos gráficos abaixo.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso