O Dia Mundial da Terra assinala-se a 22 de abril e a autarquia de Alijó quer marcar a diferença neste dia com várias iniciativas.
“Traga a sua máquina, costure connosco” é o desafio lançado pelo município para a próxima sexta-feira, junto ao Plátano Centenário de Alijó, onde vai ter lugar um Atelier de Costura ao ar livre às 10 horas.
A iniciativa conta com a participação de todas as Juntas de Freguesias que receberam ateliers nas últimas semanas, e que vai culminar com a entrega de “Sacos a Granel” à população.
Recorde-se que os Ateliers de Costura tiveram início a 31 de março, em todas as freguesias do concelho, com o apoio da Biblioteca Municipal e da Universidade Sénior. “A iniciativa, que se dirigiu a toda a população, teve como objetivo promover uma cidadania ativa, assim como o uso mais sustentável de sacos”, refere a Câmara Municipal, em comunicado. De referir ainda que, todos os tecidos e outros materiais necessários para a costura dos sacos foram disponibilizados pelo município.
A mesma nota alerta que “a realização do Atelier de Costura ao ar livre, assim como a distribuição de “Sacos a Granel” pela população, está dependente das condições climatéricas”.
Ainda durante a tarde, às 14h30, o programa inclui a apresentação do livro “Vida Lixo Zero”, com a presença da própria autora, a ativista ambiental Ana Milhazes. A sessão vai decorrer no Teatro Auditório de Alijó, com entrada livre.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Concept bags