“Alijó + Verde” é o nome da campanha lançada pelo Município de Alijó que reforça a sensibilização para a reciclagem. Visar o uso eficiente e sustentável dos recursos, reduzir os desperdícios, separar os resíduos e colocar em ecopontos para mais tarde serem encaminhados para reciclagem, são alguns dos pontos que se tentam combater através da partilha diária nas redes sociais de conselhos, dicas e curiosidades.
O objetivo é tentar fazer chegar a mensagem a todos aqueles que usam as redes sociais, nomeadamente a camada mais jovem, de forma a que estes possam absorver a informação e aplicá-la no seu dia-a-dia para, posteriormente, a transmitir junto daqueles que não utilizam a internet.
A iniciativa inclui, ainda, o lançamento de um site didático, segundo o munícipe “estará disponível em breve” que será orientado para o público juvenil, “onde poderão encontrar diversos conteúdos, nomeadamente curiosidades, dados sobre a reciclagem, desenhos/ilustrações para colorir, notícias, dicas e, todas as semanas, haverá um novo quiz para testar conhecimentos”.
Este projeto da Câmara Municipal insere-se num conjunto de políticas ambientais marcadas pelo desenvolvimento sustentável, “procurando preservar e valorizar o meio ambiente e adotando medidas de combate e de adaptação às alterações climáticas”.
A iniciativa, que conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde, “é mais um contributo ativo do município de Alijó para que as metas de reciclagem dos resíduos de embalagens possam ser alcançadas em benefício do ambiente, através de políticas próprias e da ativação de medidas dinamizadoras da alteração comportamental”, segundo o comunicado enviado.
Em simultâneo, este projeto inclui também a iniciativa “Alijó Certifica”, onde é atribuído um selo de certificação às empresas e entidades locais que implementam boas práticas no âmbito da reciclagem.
Com estas duas campanhas pretende-se ter um impacto positivo e significativo na mudança de comportamentos, “contribuindo para que o Concelho de Alijó se posicione como uma referência em matéria de políticas ambientalmente sustentáveis” lê-se no comunicado.
Jornalista: Lara Torrado