O Município de Alijó foi o anfitrião de uma reunião de trabalho dedicada ao Junto à Terra (JaT), um projeto de educação para a sustentabilidade promovido pelo Parque Natural Regional Vale do Tua e pela EDP. O encontro juntou representantes dos cinco municípios do Vale do Tua – Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor – e da EDP, as seis escolas abrangidas, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, assim como várias associações ligadas à educação ambiental.
A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora Sónia Pires, em representação do Município de Alijó. O encontro serviu para fazer um balanço do primeiro ano do projeto e preparar a segunda edição do JaT, que tem como objetivo despertar nos mais jovens, nomeadamente nos alunos do 8º ano, a consciência de que a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas podem desempenhar um papel fundamental no bem-estar das suas comunidades.
Esta iniciativa, que parte do pensamento global para a ação local no que diz respeito à biodiversidade, é promovida pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua e pela EDP, cuja estratégia passa por mitigar o impacte na biodiversidade decorrente do aproveitamento hidroelétrico de Foz-Tua.
Fonte: C.M.ALIJÓ