Entre 4 e 5 de maio, Alijó recebe a terceira edição do Festival de Percursos Pedestres, que tem como objetivo promover a rede municipal de trilhos que se estende ao longo de mais de 200 quilómetros.
Miradouros, património arqueológico, espaços verdes, caminhos ancestrais, igrejas e capelas são alguns dos pontos de interesse por onde irá passar o percurso do festival.
A autarquia refere que durante o fim de semana será possível “participar em três trilhos acompanhados por guias profissionais, saborear a gastronomia local, conhecer o património edificado e desfrutar de paisagens de cortar a respiração”.
A aposta neste evento passa pela valorização de um dos produtos turísticos mais procurados pelos amantes da natureza, da paisagem e do património. De referir que todos os trilhos estão devidamente homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Os percursos que integram o programa do Festival são a PR12 ALJ “Trilho de Sanfins do Douro – Moinho do Servo Sebastião Maria”, a PR11 ALJ “Trilho de Barragem de Vila Chã – Moinho do Servo Sebastião Maria”, a PR16 “Trilho de Alijó – Castedo” e a PR17 ALJ “Trilho de Castedo – Cotas”.
A inscrição é obrigatória, até 2 de maio, e inclui almoço-convívio com pratos típicos, t-shirt do evento, cantil, reforço alimentar ao longo dos percursos e seguro de acidentes pessoais.
Os interessados em participar poderão inscrever-se online.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Alijó