O município de Alijó lançou uma nova campanha de educação ambiental, que se destaca pelas ações “Da reciclagem do vidro se faz música e arte” e “Vamos todos atingir as metas!”. 

Este projeto foi um dos selecionados para receber apoio da Sociedade Ponto Verde, através do programa “Juntos a Reciclar ++”, que visa impulsionar a sensibilização e comunicação em torno da gestão de resíduos, com foco nas embalagens de vidro.

O objetivo da iniciativa é incentivar a reciclagem deste material, cujo cumprimento das metas de 70% até 2025 exige uma mobilização mais intensa. Para envolver as gerações mais jovens, a ação “Da reciclagem do vidro se faz música e arte” chegará às escolas do concelho, desafiando os alunos a criar instrumentos musicais a partir de embalagens de vidro reciclado e a compor canções sobre o tema.

A comunidade local também será convidada a participar no concurso “Do vidro se faz a arte”, que premiará as melhores criações de pintura em vidro reciclado. Nas plataformas digitais e redes sociais, a Câmara Municipal de Alijó vai promover atividades interativas, como desafios sobre sustentabilidade.

Além disso, a ação “Vamos todos atingir as metas!” vai envolver empresas, especialmente do setor HORECA, numa campanha de sensibilização para a correta separação e deposição de vidro, promovendo o sistema de recolha porta-a-porta.

Vítor Ferreira, vice-presidente da Câmara e responsável pelo Pelouro do Ambiente, sublinhou a importância de mudar mentalidades e comportamentos: “O caminho para a sustentabilidade passa pela ação de cada indivíduo, seja em casa, na escola ou no trabalho. A nossa parceria com a Sociedade Ponto Verde tem-nos aproximado dessa meta através de ações que promovem a reciclagem e a educação ambiental”, afirmou.

Jornalista: Lara Torrado

Slider