A partir deste mês de setembro, o município de Alijó vai desenvolver o projeto formativo “Geração V_Projeto de Capacitação para o Voluntariado”.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende “reforçar a sua adesão a esta causa e assume o compromisso de dinamizar políticas locais de promoção do voluntariado de continuidade”, lê-se no comunicado, enviado à redação do Canal N.
O projeto foi criado no âmbito do Aviso POISE-35-2019-16, relativo à Tipologia de Intervenção: 35 ‐ Promoção do voluntariado, cujo organismo intermédio é a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), e as inscrições decorrem até ao próximo dia 10 de setembro.
Segundo a nota, o programa formativo visa o “desenvolvimento de ações de formação e de sensibilização para um voluntariado de continuidade nas áreas promotoras de inclusão social” assim como a “garantia de informação referente aos direitos e deveres de um voluntário” e a “sensibilização de diferentes entidades da economia social sobre a importância e as vantagens, na sua atividade diária, de saber potenciar o apoio voluntário”.
A iniciativa tem como parceiros várias entidades nacionais, como a Escola de Voluntariado Pista Mágica, Entrajuda Apoio a Instituição de Solidariedade Social, Alzheimer Portugal, Liga Portuguesa Contra o Cancro, EAPN Portugal e Ana Marques Coaching de Alta Performance.
O programa formativo e as inscrições estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Alijó ou nos Serviços de Ação Social do município.
Jornalista: Rita Teixeira