O município de Alijó obteve a certificação da primeira Estação Náutica da região do Douro.
Segundo a autarquia a certificação vai permitir confirmar “o potencial único do concelho de Alijó ao nível dos seus recursos fluviais”.
A Estação Náutica de Alijó funciona “como uma rede de oferta turística náutica de qualidade, mais desenvolvida e mais atrativa onde irá promover alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores”, explica o município.
O projeto vem consolidar a estratégia da Câmara Municipal que aposta na criação de condições para atrair mais visitantes e prolongar o seu período de estadia.
As Estações Náuticas são certificadas pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, enquadradas no projeto “Portugal Náutico”, e possibilitam a promoção do território certificado através da integração na rede de Estações Náuticas já existente, a nível nacional e internacional.
A cerimónia de certificação decorreu no passado dia 17 de março durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o município de Alijó marcou presença juntamente com vários Operadores Turísticos do Concelho, unidos em torno do objetivo comum de promoção do território.
A Câmara Municipal apresentou, ainda, a campanha de promoção turística “Alijó é Já Ali”, que integra um conjunto “variado” de iniciativas que vão ser lançadas durante este ano, no âmbito da retoma pós-pandemia do setor do turismo.
Por: Sara Oliveira
Texto editado por Sara Teixeira (jornalista)