O objetivo é criar condições para atrair cada vez mais visitantes ao território.
O Município de Alijó tem apostado fortemente no turismo de natureza, prova disso são os investimentos que perfazem um pacote de aproximadamente 1,6 milhões de euros.
Depois do sucesso do Miradouro do Ujo, em São Mamede de Ribatua, que atrai inúmeros visitantes de todos os pontos do país, a autarquia vai avançar com a requalificação do Miradouro de Nossa Senhora dos Prazeres (Monte da Cunha), na Freguesia de Alijó.
Recorde-se que estes dois miradouros fazem parte do projeto “Alinatur – Turismo de Natureza”, juntamente com o novo Miradouro de Santa Bárbara, em Santa Eugénia, que se encontra atualmente em obras.
O projeto e a criação destes miradouros pretendem “enriquecer a oferta de pontos de interesse turístico, assim como promover a valorização do património cultural e natural do Concelho”, explica a Câmara Municipal de Alijó, em comunicado.
Segundo a autarquia, ainda durante este ano, vai ser lançado o concurso para a construção do Miradouro de Santa Marinha, no Castedo, que será constituído por uma imponente peça arquitetónica de autor, à semelhança do que aconteceu no Miradouro do Ujo.
O Miradouro de Casal de Loivos está também a ser alvo de uma requalificação. Assim como em Sanfins do Douro, estão já em marcha obras no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, “importante ponto de interesse do Turismo Religioso, onde será criado um novo miradouro com vista para noroeste”, esclarece o município.
Jornalista: Rita Teixeira