Apoio financeiro máximo, às famílias, é de 1400 euros e vai ser atribuído pela primeira vez, neste município, na próxima semana.

A Câmara de Alijó vai entregar os primeiros apoios no âmbito da medida “Kit Bebé”, que visa “o incentivo à natalidade e à fixação de famílias através da atribuição de um apoio financeiro máximo de 1400 euros para gastar nas farmácias locais, durante os dois primeiros anos de vida das crianças nascidas no concelho”, explica a autarquia, em comunicado.

A entrega dos cartões aos beneficiários irá acontecer durante a cerimónia de celebração do protocolo tripartido com a Associação Nacional de Farmácias e Associação Dignitude, que vai decorrer na Casa dos Noura, no próximo dia 5 de setembro, a partir das 12 horas. 

Segundo o município, esta é uma das medidas de apoios às famílias implementadas pelo Município de Alijó, que têm como objetivo minimizar os encargos dos pais e, simultaneamente, incentivar os casais naturais e residentes no Concelho a terem filhos. De igual modo, esta medida pretende contribuir para a fixação de residentes e para a salvaguarda do futuro geracional da população do concelho.  

Com o cartão “Kit Bebé” são elegíveis as despesas relativas à aquisição de produtos de saúde, alimentação e bem-estar pediátricos, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação.  

De referir que esta medida abrange todas as crianças registadas no concelho, “independentemente da situação financeira familiar”, esclarece a autarquia.

O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único de Atendimento. Do pedido devem constar diversos documentos previstos no Regulamento da medida, que pode ser consultado no portal da Câmara Municipal de Alijó.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider