O município de Alijó, através do Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vão comemorar o Dia Internacional do Pão com um conjunto de atividades dedicadas à tradição secular da padaria no concelho de Alijó.

Sob o mote “As voltas que o Pão dá – Evolução e Perspetivas de Futuro”, o Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho “será palco, nos dias 13 e 14 de outubro, de um vasto programa de atividades dedicadas a este importante produto local e ao futuro das padarias do concelho”, refere a autarquia.

A iniciativa pretende envolver os atuais padeiros e padeiras, assim como académicos e investigadores ligados a esta temática, não deixando de fora o poder local e os agentes privados. Um dos momentos contará com um padeiro proveniente da Galiza, a fim de dar o seu testemunho em relação aos desafios que a atividade enfrentou naquela região.

No dia 14, a conferência de abertura é dedicada à “Alimentação e Identidades no Norte de Portugal”, seguindo-se uma conversa sobre a “Evolução e Perspetivas Futuras da Atividade da Padaria em Favaios”. Durante a tarde, terá lugar uma conversa com padeiras e padeiros do Concelho, dedicadas às suas “Histórias de Vida e Preocupações de Futuro”.

O programa será complementado com uma visita a uma padaria tradicional de Favaios, provas de pão e bola de carne.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas é necessário realizar uma inscrição através do e-mail [email protected] ou ligar para 259950073.

Veja o cartaz completo aqui.

Foto: Arquivo/Canal N

Slider