O Município de Alijó vai assinalar o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com um conjunto de iniciativas abertas à população, no dia 25 de abril, em homenagem a um dos momentos mais marcantes da história de Portugal.

As comemorações têm início às 09h30 com a Cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional, acompanhada por uma Guarda de Honra composta pelas corporações de Bombeiros Voluntários do concelho. A cerimónia contará ainda com a atuação da Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, que interpretará o Hino Nacional e a emblemática canção “Grândola, Vila Morena”.

Pelas 10h15, será feita a deposição de uma coroa de flores no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar, situado na Praça do Município.

A Sessão Solene comemorativa terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h30, com intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Câmara Municipal e dos representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Alijó. O momento contará também com uma leitura encenada pelo Coro de Leitura em Voz Alta da Universidade Sénior de Alijó, que irá declamar o poema “Esta é a madrugada que eu esperava”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O programa encerra pelas 21h30, no Teatro Auditório Municipal, com o concerto “Revisitando José Afonso”, protagonizado pelo grupo JazZeca 4teto e pela cantora Maria Ana Bobone, num tributo musical a um dos símbolos da resistência e da liberdade em Portugal.

Jornalista: Micaela Costa

Slider