O município de Alijó celebra o 50º aniversário do 25 de Abril com um vasto programa de atividades aberto a toda população. As iniciativas terão início no dia 12 de abril e estendem-se até ao dia 28.
Entre o leque de atividades previstas para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril destaca-se a sessão Solene no dia 25 de Abril “50 Anos 50 Testemunhos: Os Bravos (In) Voluntários do Conselho de Alijó” e a Inauguração de uma Exposição Fotográfica, que conta com a participação de antigos combatentes do concelho que darão os seus testemunhos e “memórias inesquecíveis” refere o município.
A celebração do 50º aniversário de um dos marcos mais importantes da história portuguesa terá início no dia 12 de abril com a palestra “A noite só vem se nos esquecermos” em parceria com a Associação de Deficientes das Forças Armadas. Esta atividade vai decorrer em momentos diferentes, um dirigido à comunidade escolar e outro aberto à população em geral, a decorrer na Casa dos Noura. No dia 23 de abril, vai-se realizar uma Aula Aberta de “Língua, Literatura e Cultura” na Biblioteca Municipal.
O dia principal das comemorações, a 25 de abril, começa com a cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional, às 09h30, em frente à Câmara Municipal de Alijó, e conta com a participação das corporações de bombeiros do concelho e a atuação da banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua. Às 10h15, na Praça do Município, vai acontecer a deposição de uma Coroa de Flores no Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes da Guerra do Ultramar .
A sessão solene dos 50 anos da revolução dos cravos terá início as 10h30, no Salão Nobre dos paços do Concelho, com intervenção do Presidente da Assembleia Municipal José Canelas, do presidente da Câmara Municipal José Paredes e das forças políticas na Assembleia Municipal de Alijó, a sessão vai ser encerada com um espetáculo de dança com o grupo de Ballet.
Da programação faz ainda parte a apresentação do estudo “50 anos, 50 testemunhos: Os Bravos (In) Voluntários do Concelho de Alijó”, da autoria da professora Ana Sampaio Monteiro, assim como a inauguração da Exposição Fotográfica no Teatro Auditório. Pelas 18h00, realizar-se-á, na Igreja Matriz de Alijó, uma missa em memória dos ex-combatentes.
Já no dia 26, os alunos da Universidade Senior do concelho apresentam o espetáculo “Não voltaremos atrás”, às 21h30, no Teatro Municipal.
As comemorações terminam a 28 de abril com a sessão de contos “O dia em que o sol brilhou” dirigido à comunidade local pelas 15h00 na Biblioteca Municipal de Alijó.
Por: Euritsy Bernardo