O município de Alijó vai avançar com a construção de oito novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), tendo optado, na maioria, pelas ETAR biológicas, divulgou esta quinta-feira.
O projeto a cargo da Câmara Municipal está integrado no plano de reestruturação das infraestruturas de saneamento básico do concelho.
Em comunicado a autarquia explica que “tendo em conta as atuais necessidades em termos de tratamento de águas residuais, a solução escolhida vai permitir diminuir o consumo de energia e melhorar a eficiência das ETAR, tornando-as ecologicamente mais sustentáveis, com a vantagem acrescida de exigir menos manutenção”.
O sistema será implementado nas novas ETAR de Carlão, Francelos, Pegarinhos, Ribalonga, Santa Eugénia e Vilar de Maçada. Estão também em construção duas ETAR compactas em Vale de Mendiz e em Souto Escarão.
As ETAR biológicas possuem uma tecnologia “inovadora denominada ilhas flutuantes de cortiça”. De acordo com a mesma nota, “estas ilhas flutuantes consistem em plataformas de cortiça modulares que permitem o crescimento de plantas à superfície da água, que poderão depois ser replantadas em jardins públicos”.
O total do investimento será superior a 1,8 milhões de euros.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Alijó