A iniciativa é da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e vai decorrer nos meses de setembro e outubro, de forma a celebrar e divulgar o vasto património de vários concelhos da região, num programa articulado entre a DRCN, autarquias e instituições eclesiásticas, entre outras.
A 22 outubro o ciclo de eventos de turismo cultural descentralizado acontece na Igreja de Matriz de Sambade em Alfândega da Fé.
Este projeto une seis espaços patrimoniais, cinco dos quais classificados como Monumentos Nacionais. Em colaboração com os municípios, o ciclo de eventos terá lugar em Bragança na Sé Velha, Tarouca no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Arouca no Mosteiro de Arouca, Miranda do Douro na Concatedral, Alfândega da Fé na Igreja Matriz de Sambade e Felgueiras no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.
Para Laura Castro, Diretora Regional da Cultura do Norte, esta iniciativa tem como objetivo “dinamizar estes extraordinários espaços patrimoniais através da criação cultural do nosso tempo” chamando assim novos públicos à região e, acredita que vai “gerar curiosidade pela oferta cultural e patrimonial do norte de Portugal”.
Para saber mais sobre a programação consulte o website.
Jornalista: Inês Carvalho
Foto: CM Alfândega da Fé