Nos dia 22, 23 e 24 de abril, Alfândega da Fé recebeu a 5ª edição do Fórum Internacional de Estudos Globais, uma iniciativa organizada pela Universidade Aberta, em parceria com o Município de Alfândega da Fé e várias instituições académicas internacionais.

O evento reuniu cerca de 60 oradores e investigadores de diferentes países, distribuídos por 18 painéis, sob o tema de Figuras construtoras da globalização, com o objetivo de gerar debates e momentos de reflexão sobre o impacto de personalidades e instituições na globalização.

Com o maior programa de sempre, o FIEG 2025, foi palco de um momento histórico e importante para o concelho de Alfândega da Fé. Foi assinado um protocolo entre a Universidade Aberta e o Município, para a criação de um Polo de Cultura e Ciência. O novo espaço vai ser associado à Cátedra Mestre José Rodrigues, e tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, reforçando a promoção cultural e visando contribuir para a captação de talento na região.

A edição do FIEG deste ano, foi creditada como ação de formação para professores e profissionais de educação e cultura, reforçando o papel como evento académico e formativo a nível internacional.

Jornalista: Mafalda Morais