Apesar de não haver relatório das autoridades de saúde, desde a passada sexta-feira, a reportar a situação epidemiológica do novo coronavírus no distrito de Bragança, algumas autarquias foram dando algumas indicações nas suas páginas oficias, esta segunda-feira.
Para além da atualização diária do porta-voz da direção da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que deu conta de mais uma morte e de mais 37 casos de infeção nos lares daquela instituição, durante o fim-de-semana, a Câmara de Alfândega da Fé deu a conhecer um surto que já tem sete casos e que obrigou ao encerramento da creche da Santa Casa da Misericórdia e ao isolamento voluntário do presidente da Câmara.
Eduardo Tavares revela que estão já cerca de 70 pessoas em isolamento profilático, incluindo uma turma de 7.º ano, na qual estuda o filho do autarca. O primeiro caso foi detetado, na passada quarta-feira. Um homem, de 84 anos, que está internado no hospital de Bragança.
Também no concelho de Mogadouro, o Município informou, hoje, que quarenta alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Mogadouro foram colocados em isolamento profilático após a deteção de quatro infeções por covid-19 em dois alunos e dois professores.
Ao que apuramos, também o concelho de Vila Flor teve novos casos positivos.
Sendo assim, ao longo do fim-de-semana, terão sido detetados cerca de 80 casos, a maioria deles em Bragança onde, para além do surto na Santa Casa, há também um grande número de infetados entre a comunidade brasileira residente, na cantina do IPB, bem como alguns casos entre a comunidade africana residente.
Esta segunda-feira, deverão ainda ser processados mais testes, onde se incluem as equipas do serviço de urgência do hospital de Mirandela, que foram sujeitas a teste de despistagem, depois de, na passada sexta-feira, ter testado positivo uma mulher de 28, assistente operacional daquele serviço.
Jornalista: Fernando Pires