As visitas têm data marcada para 30 de setembro e 1 de outubro. Mas a participação é limitada a 18 pessoas por visita.
O município de Alfândega da Fé vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com visitas guiadas às pinturas a fresco da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em Valverde, e da Capela do Divino Senhor dos Milagres, no Sendim da Ribeira, integradas no projeto supramunicipal “História a Fresco – Rota da Pintura Mural” da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS)
Ainda que a data decorra nesta quarta-feira, as visitas vão decorrer durante o fim de semana a partir das 09h30. Sendo que cada visita terá a duração de aproximadamente 02h30 e um custo de 2,50€ por pessoa, que inclui guia e transporte desde Alfândega da Fé.
A participação é limitada a 18 pessoas por visita e é necessária inscrição prévia na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues ou no Posto de Turismo.
No entanto, amanhã há também agendadas visitas destinadas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. “Estão programadas duas sessões para dar a conhecer aos mais jovens este valioso património cultural do concelho, recentemente descoberto e reabilitado, que faz parte de uma importante rota turística da região”, explica a autarquia.
Recorde-se que a AMBS está a recuperar e a restaurar pinturas em diversos edifícios do território que irá tornar esta “Rota da Pintura Mural a Fresco” a maior do país. O projeto abrange 23 capelas e igrejas, das quais 17 estão já a ser intervencionadas.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N