Alfândega da Fé pretende criar um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)
Os parceiros da Rede Social de Alfândega da Fé aprovaram em Reunião de CLAS – Conselho Local e Ação social, no dia 20 de janeiro, o parecer favorável à candidatura da Leque – Associação de Pais e Amigos de Pessoas Com Necessidades Especiais, para a criação de um centro de atividades ocupacionais (CAO) para pessoas com necessidades especiais.
O Núcleo Executivo desta Rede, avaliou previamente a candidatura e emitiu um parecer com uma pontuação de 91,65%, em 100, dando luz verde à realização da candidatura. A Associação Leque já presta apoio a pessoas com deficiência e incapacidade no âmbito do CAARPD (Centro de Atendimento, Acolhimento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência e Incapacidade), mas considera a resposta insuficiente para as necessidades existentes.
Com esta candidatura a Instituição pretende melhorar o serviço prestado aos jovens e adultos com deficiência mental e multideficiência, garantindo-lhes melhores condições terapêuticas e infraestruturais, para que possam desenvolver as suas competências pessoais, sociais e o seu equilíbrio emocional, assim como dar mais suporte às famílias desses utentes.
A candidatura vai ser submetida ao Programa Norte 2020 para financiamento das intervenções que são exigidas e necessárias à criação desta resposta social.