A aldeia espanhola de Salto de Castro tinha sido comprada em 2022 mas está novamente à venda. Agora pelo dobro do preço.
Abandonada há 30 anos, Salto de Castro localiza-se próxima da barragem do Castro, em Zamora, na fronteira com Miranda do Douro.
Segundo o site de compra e venda de casas Idealista, a aldeia vazia foi comprada por Óscar Torres, por 300 mil euros. “Entretanto, tudo mudou. Depois de desenvolver um projeto arquitetónico de reabilitação integral da aldeia e algumas burocracias junto das autoridades locais” explica. Salto de Castro está novamente à venda, mas desta vez pelo dobro do preço: 580 mil euros.
A aldeia foi comprada por uma família no início dos anos 2000 à Iberdrola, com o objetivo de a tornar num espaço turístico. A família viu os seus planos trocados com a crise de 2008, e a vontade de transformar esta localidade num projeto dedicado ao turismo caiu por terra.
Salto de Castro é constituída por 44 casas, um hotel, uma igreja, uma escola, uma piscina municipal e um quartel que abrigava a guarda civil.
Jornalista: Rita Teixeira