É com a folia dos caretos e ao som de bombos, gaitas-de-foles e chocalhos que Salsas cumpre a tradição do Dia de Reis. Esta é uma mostra cultural riquíssima e o cumprir de uma série de apanágios desta tradição: desde o roubar do fumeiro ao chocalhar das raparigas.
Durante dois dias Salsas vai ser palco da Festa dos Reis, uma celebração que atrai milhares de turistas à aldeia do concelho de Bragança. Este ano são cerca de 17 grupos que vão participar das festividades, oriundos de Portugal, Espanha e, pela primeira vez, da Irlanda.
A festa desenrola-se no período compreendido entre o Ano Novo e o dia de Reis. Todas as noites os “caretos” saem à rua e entram nas casas à procura das moças, a quem pretendem “castigar”, e de fumeiro para a festa.
Na noite de Reis tem lugar o peditório, caretos, mordomos e o maior grupo de jovens e crianças vão de porta em porta, cantando os reis e recolhendo esmolas. No fim do peditório reúne-se o povo no grande salão da freguesia para a grande festa de convívio, que inclui o leilão dos produtos recolhidos.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Manuel Teles