O 33.º Encontro Regional dos Escuteiros da Região de Vila Real marcou o arranque oficial do ano escutista e mobilizou quase mil escuteiros, durante o passado fim-de-semana, em Valpaços.

A cidade de Valpaços foi palco de dois dias de atividades de dupla comemoração e muita animação, uma vez que encerraram as comemorações dos 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Valpaços e o início das comemorações dos 100 anos da Região de Vila Real.

Entre os dias 14 e 15 de outubro foram várias as atividades desenvolvidas pelas diversas secções, de destacar a fotografia do grupo no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, onde foi construído um logotipo humano do centenário da região.

Logotipo humano do centenário da região

Ainda no sábado à noite, teve lugar um concerto onde os protagonistas foram também escuteiros e partilharam a “alegria que lhes é tão característica”, escreve em comunicado o município de Valpaços.

Concerto dos escuteiros

Na presença do vice-presidente da autarquia, António Medeiros, no domingo, dia 15, foi inaugurada a remodelação da Rotunda Baden-Powell, cerimónia presidida pelo Bispo da Região de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, ladeado do Assistente da Região, Padre Ricardo Pinto, e do Assistente do Agrupamento de Valpaços, Padre Leonel Reis, tal como a eucaristia que teve lugar no Pavilhão Multiusos. De salientar também a presença do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.

Inauguração da remodelação da Rotunda Baden-Powell

Para encerrar o fim de semana e as festividades, os escuteiros da região cantaram em uníssono a Canção do Adeus, com a promessa de para o ano voltarem a reencontrar-se.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Valpaços

Slider