Com o tema “Os sobreiros e a sua relevância”, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mirandela venceram a edição de 2023/24 do programa Junto à Terra Tua. Chegaram à final dez grupos de alunos, com dez micro filmes sobre o Vale do Tua.

Os alunos forma incentivados a produzir pequenos vídeos, numa abordagem educativa e promocional do território, chamando a atenção para os perigos que ameaçam a biodiversidade e a própria identidade local, mas também para os recursos existentes e as formas de os preservar e valorizar.

Depois de uma primeira triagem nos respetivos agrupamentos de escolas, os trabalhos foram submetidos à votação online do público, até serem selecionados os dez projetos mais votados.

O grupo vencedor, constituído pelos alunos António Rodrigues, Joana Pires, Leonor Feliciano, Leonor Santos e Sara Azevedo, para além da realização do micro-vídeo com o “Os sobreiros e a sua relevância”, juntaram, na respetiva apresentação, a arte da representação para recordar factos históricos que remontam a 1546, quando o rei D. João III proibiu o corte dos sobreiros e os transformou numa das árvores mais valorizadas da paisagem portuguesa, pela sua importância económica mas também ambiental.

O Agrupamento de Escolas de Murça conseguiu nesta edição arrecadar o 2º e 3º prémios, com os vídeos “Miradouros do Vale do Tua – Janelas para a Natureza” e “O Cantinho do Tua”, respetivamente.

“Há aqui uma triagem apertada, diferentes pontos de vista e diferentes avaliações, só atribuímos prémios aos três melhores classificados, mas todos aqueles que aqui chegaram são vencedores”, refere o diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), Artur Cascarejo.

O Junto à Terra Tua é um projeto dirigido aos alunos do 8º ano dos Agrupamentos Escolares e Escolas Profissionais dos concelhos que integram o Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor). É desenvolvido ao longo do ano letivo, numa primeira fase, com uma componente teórica e com recurso a diversos materiais didáticos, o projeto é trabalhado pelos professores em contexto de sala de aula. A segunda fase, com uma componente mais prática, os estudantes participam num workshop de Comunicação, que pretende, essencialmente, a transmissão de competências de construção de guião, edição e produção de vídeo, que os ajuda na elaboração do micro-vídeo. Os grupos finalistas participam ainda num outro Workshop, relacionado com a comunicação e apresentação em público, como preparação para o grande desafio final.

Jornalista: Lara Torrado

Slider